sexta-feira, 30 de julho de 2010

Professor Eliacim participa de ato político na Praça Getúlio Vargas em Alfenas




Nossa campanha também é uma oportunidade de encontrar pessoas queridas como, alunos, ex-alunos e amigos de longa data que participaram conosco do evento na Praça Getúlio Vargas no dia 29/07 e contribuíram com sugestões importantes para a elaboração de nossos projetos na Assembleia Legislativa.

Meu compromisso é com a Educação e com o desenvolvimento acompanhado de justiça social. Nesse sentido tenho recebido a solidariedade de todos que buscam uma renovação na maneira de se fazer política.

Vamos seguir em frente, porque como diz o poeta, "o caminho se faz ao caminhar..."

Peço o seu voto e o de sua família para ser o seu representante na Assembleia.

Uma Abraço!

Nossa campanha nas ruas a todo vapor!




Participamos com muito entusiasmo com nossos amigos e apoiadores da visita de Hélio Costa e Patrus Ananias em Alfenas.

Foi gratificante caminhar pelas ruas de nossa cidade compartilhando com as pessoas essa vibração positiva que dá energia e firmeza para a gente continuar nossa jornada rumo à Assembleia de Minas.

Muito obrigado pelo carinho e a atenção de todos que estiveram comigo nessa linda tarde de quinta-feira em Alfenas.

Vamos em frente rumo à vitória!

Peço o seu voto e o de sua família para ser o seu representante na Assembleia.

Um Abraço!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Professor Eliacim defende a construção de mais bibliotecas para os alunos mineiros




Como Deputado Estadual uma de minhas prioridades será a Educação.

Na Assembleia Legislativa defenderei junto ao Governo Estadual o cumprimento integral da Lei Federal 12.244/2010 que determina que em cada escola haja pelo menos uma biblioteca.

Segundo recente reportagem do Jornal Hoje em Dia, em Minas Gerais são necessárias 5 mil bibliotecas para que a lei seja cumprida.

Outro ponto importante é que as bibliotecas estejam alinhadas com as novas tecnologias, como a internet.

Vamos elaborar também uma proposta de valorização do profissional que atua nas bibliotecas promovendo assim uma ação transformadora do espaço de leitura e pesquisa nas escolas.

Peço o seu voto para implementar esse e outros projetos em defesa da Educação, dos trabalhadores da Educação e das nossas crianças mineiras.

Um abraço!

Professor Eliacim 65765 Gente Nossa na Assembleia

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Professor Eliacim compartilha idéias e sugestões na feira livre




Nossa campanha está nas ruas e o final de semana foi intenso.

No domingo, 25/07, fizemos uma caminhada na feira livre de Alfenas onde conversamos com os feirantes e os moradores sobre nossas propostas e expectativas em relação às eleições que se aproximam.

Agradeço de coração o carinho e a atenção de todos que debateram conosco nossas propostas e também ajudaram com sugestões importantes para fazer Minas avançar com justiça social.

É revigorante compartilhar idéias e propostas com as pessoas e ao mesmo tempo colher sugestões que atendem os anseios do nosso povo.

Muito obrigado a todos que nos acompanham nessa jornada rumo à Assembleia de Minas.

Peço o seu voto e o de sua família para ser o seu representante na Assembleia Legislativa.

Um abraço!

domingo, 25 de julho de 2010

Professor Eliacim se reúne com lideranças de Minas



Nossa caminhada nesta eleição se faz também com a força e o apoio de amigos como o Deputado Federal Odair Cunha, que compreendeu e valorizou as lutas que o PCdoB de Alfenas vem realizando.

Com sua jovem e dinâmica liderança tornou-se um trabalhador incansável na realização de projetos em benefício da população dos municípios do sul de Minas.

Wadson Ribeiro 6510 e Odair Cunha 1307, ambos da Coligação Todos Juntos por Minas, representam o compromisso de fazer Minas avançar em busca de justiça social para o povo mineiro.

Estamos juntos nessa caminhada.

Peço o seu voto e o seu apoio.

Um abraço!

sábado, 24 de julho de 2010

Datafolha - Hélio Costa abre 26 pontos em Minas


(Professor Eliacim, Eduardo Corujinha Prefeito de Varginha e Hélio Costa)


Pesquisa Datafolha - Hélio Costa abre 26 pontos em Minas

O ex-ministro Hélio Costa (PMDB) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais com 26 pontos de vantagem sobre o atual titular do cargo, Antonio Anastasia (PSDB), mostra a primeira pesquisa do Datafolha no Estado desde o lançamento das campanhas.

Segundo o instituto, mais eleitores em Minas se dizem indecisos -23% do que optam pelo atual governador.

Ex-senador pelo Estado e ex-ministro das Comunicações, Costa tem 44%. Anastasia, que assumiu o governo após a renúncia de Aécio Neves para disputar o Senado, em 31 de março, tem 18% das preferências.

Em um distante terceiro lugar, empatam com 2% os candidatos Professor Luis Carlos (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU), enquanto Edilson Nascimento (PTdoB), Fabinho (PCB), Pepê (PCO) e Zé Fernando Aparecido (PV) surgem com 1%. Afirmam que anularão o voto 7% dos entrevistados.

Costa supera Anastasia em todos os segmentos da população examinados, exceto no dos eleitores de renda familiar acima de dez salários mínimos, quando o tucano tem 47% das preferências contra 31% do adversário.

Conto com o apoio de todos vocês. Professor Eliacim 65765

Um grande Abraço!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Caminhada com Hélio Costa e Patrus





Nossa campanha continua a todo vapor rumo à Assembléia de Minas.

Na quinta-feira, 22/07, participei do corpo a corpo em Varginha com representantes da Coligação Todos Juntos Por Minas.

Dentre eles, o candidato a Governador Hélio Costa e o vice Patrus Ananias.

Para quem, como eu, começou a despertar a consciência política e cidadã nos Grupos de Jovens da Igreja Católica, Patrus Ananias foi e continua sendo um grande exemplo.

Tenho muito orgulho de estar ao lado de Patrus nessa jornada.

Conto com o apoio de vocês na caminhada. Um Abraço!

Professor Eliacim 65765 Gente nossa na Assembleia

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Minha história, meu compromisso!

Sou alfenense e acredito no potencial da nossa terra e da nossa gente.

Sempre estive presente na vida da nossa cidade: comunidade de jovens, catequista, coordenador de curso de crisma, ministro da Eucarístia, cursilhista, palestrante do movimento de casais e professor voluntário.

Fui vereador por 3 vezes e cheguei à Presidência da Câmara Municipal.

Sou Educador e atualmente leciono História em Alfenas, Areado, Machado e Varginha.

Acredito na importância da escola e da família no desenvolvimento da comunidade.

Defendo o desenvolvimento da nossa cidade e região com justiça social.

Defendo a Educação como prioridade e a elaboração de projetos que promovam a ampliação da geração de renda para jovens e adultos.

Peço o seu voto e o de sua família para ser o seu representante na Assembleia Legislativa, firme no compromisso social para nossa Alfenas avançar.

Professor Eliacim 65765 Gente nossa na Assembleia

Um grande Abraço!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reflexão do dia!


"Cinco coisas constituem a virtude: sobriedade, magnanimidade, honestidade, sinceridade e bondade."
(Confúcio)


Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.

Desejo um bom dia a todos!


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Minha vocação!

O escritor Rubem Alves utiliza uma expressão ótima. Ele afirma que, "a política como profissão é a mais vil, mas como vocação é a mais nobre!!"

Abracei duas vocações em minha vida, o magistério e a política.

Ambas possuem um profundo poder transformador e revolucionário.

Praticadas como vocação são armas poderosas na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A jornada está só começando!! Conto com o apoio de todos.

Deputado Estadual Professor Eliacim 65765

Leitura recomendada: Conversas sobre Política, Rubem Alves. Verus Editora, 2002.



sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Arte de Ser Feliz!

Recebi de uma amiga este apelo: "Existe alguma receita capaz de fazer uma pessoa se apaixonar por algo - seja o que for??? Nem precisa ser coisa transcendental. Algo que dê um sentido à vida. Não que a vida seja desprovida de sentido, mas desprovida de sabor.

"É claro que estou me referindo a mim, e posso até estar sendo exigente demais, ou cruel demais com a minha pessoa. Mas é esta a reflexão de hoje, de agora. Me dou conta de que não tenho paixão alguma. Pelo menos é o que a minha mente me fala e o que percebo. Isso me faz sentir falta de algo...

"Tem gente que gosta de corrida de carros, de cavalos, de barcos. Gente que ama fazer tricô, escalar montanhas, meditar hoooooras a fio; gosta de ler, de ser médico, jornalista, político até. Puxa vida... como admiro isso. A vida frenética das cidades pulsa em algumas pessoas, e a vida pacata do campo em outras. Tenho alegrias e uma normalidade ética permeada por um bom senso bem bacana. Mas eu sinto (até irracionalmente), de forma muito forte, a impermanência.

"Um dia você disse que gostaria de ser semente. Refleti sobre e... nada aconteceu. O ritual inevitável da convivência e tudo o que envolve as relações interpessoais, somados a um bom astral, já cuidam disso. Queria me apaixonar. Ter um hobby. Qualquer um.

"Alegrias são muitas. Tenho o sorriso fácil... Mas a felicidade é coisa rara, de frágeis e preciosos momentos. Tenho uma implicância danada com aquela música do Zeca Pagodinho que diz: "...deixa a vida me levar... vida leva eu..." Quero sentir um sentido. A vida, o planeta, a diversidade religiosa etc., são assombrosos de tanto infinito. Mas permaneço no raso. Sem querer explorar o seu tempo e os seus insights... digo: gostaria de saber o que você teria a dizer sobre isso".

Fiquei pensativo. Há pessoas que me julgam portador de respostas para os impasses da vida. Mal sabem elas quantos acumulo em minha trajetória. Contudo, sei o que é felicidade. Difere da alegria. Felicidade é um estado de espírito, é estar bem consigo, com a natureza, com Deus. Com os outros, nem sempre. As relações humanas são amorosamente conflitivas. Invejas, mágoas, disputas, mal-entendidos, são pedras no sapato.

Alegria é algo que se experimenta eventualmente. Uma pessoa pode ser feliz sem parecer alegre. E conheço muitos que esbanjam alegria sem me convencerem de que são felizes.

Após meditar sobre a consulta de minha amiga, respondi: "Querida X: diria que a primeira coisa é sair da toca... Enturmar-se com quem já encontrou algum sentido na vida: a equipe de jogo de xadrez, a turma do cinema, de arte em casa, o grupo político, a ONG da solidariedade etc. É preciso enturmar-se, sentir a emulação que vem da comunidade, dos outros, esse entusiasmo que, se hoje falta em mim, exala do companheiro ao lado...

"Você pode encontrar a paixão de viver em mil atividades: ler histórias num asilo, ajudar voluntariamente num hospital pediátrico, costurar para uma creche ou participar de um partido político, um grupo de apoio a movimentos sociais; alfabetizar domésticas e porteiros de prédios ou se dedicar a pesquisar a história do candomblé ou por que tantos jovens buscam na droga a utopia química que não encontram na vida.

"Mas, sobretudo, sugiro mergulhar numa experiência espiritual. Mergulhar. É o que, agora, nesta manhã luminosa de Cruz das Almas (BA), me vem à cabeça e ao coração".

O sábio professor Milton Santos, que não tinha crença religiosa, frisava que a felicidade se encontra nos bens infinitos. No entanto, a cultura capitalista que respiramos centra a felicidade na posse de bens finitos. Ora, a psicanálise sabe que o nosso desejo é infinito, insaciável. E a teologia identifica Deus como o seu alvo.

Ninguém mais feliz, na minha opinião, do que os místicos. São pessoas que conseguem direcionar o desejo para dentro de si, ao contrário da pulsão consumista que faz buscar a satisfação do desejo naquilo que está fora de nós. O risco, ao não abraçar a via do Absoluto, é enveredar-se pela do absurdo.

Como o Mercado, que tudo oferece em sedutoras embalagens, ainda não foi capaz de ofertar o que todos nós mais buscamos – a felicidade -, então tenta nos incutir a idéia de que a felicidade resulta da soma dos prazeres. Possuir aquele carro, aquela casa, fazer aquela viagem, vestir aquela roupa... nos tornarão tão felizes quanto o visual dos atores e atrizes que aparecem em peças publicitárias.

Tenho certeza de que nada torna uma pessoa mais feliz do que empenhar-se em prol da felicidade alheia: isto vale tanto na relação íntima quanto no compromisso social de lutar pelo "outro mundo possível", sem desigualdades gritantes e onde todos possam viver com dignidade e paz.

O direito à felicidade deveria constar na Declaração Universal dos Direitos Humanos. E os países não deveriam mais almejar o crescimento do PIB, e sim do FIB – a Felicidade Interna Bruta.  

Texto de Frei Betto, que é escritor e autor do romance "Um homem chamado Jesus".

Eleições!! Ousar lutar, ousar vencer!!

A Copa do Mundo se foi e as eleições 2010 estão aí.

Confesso que apesar de já ter experiência, sempre dá um frio na barriga!

Eleição é batalha, mas também é motivação e ousadia.

O sentimento que me invade é o do bom combate.

Ir para as ruas sem medo e mostrar quem eu sou, os valores nos quais acredito, meus ideais e meus sonhos.

Nesse momento, as palavras do poeta José Martí são inspiradoras e encorajadoras: "Ousar lutar, ousar vencer".

Conto com a ajuda de todos vocês nessa caminhada.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A verdade revelada!!


"Acaso não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

...Pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós."

(I Coríntios 3, 16-17)

Paulo é simplesmente fantástico!
Todos querem saber o Segredo.
Aí está! Em sua forma mais pura.
Disponível a qualquer um, desde o ano 56.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Decálogo do Estadista

Alguns textos merecem ser lidos e guardados na memória, principalmente quando tomamos decisões que nos colocam no "olho do furacão". É o próprio autor que alerta: "A liderança é um risco, quem não o assume não merece esse nome".

DECÁLOGO DO ESTADISTA


CORAGEM – O pusilânime nunca será estadista. Churchill afirmou que das virtudes a coragem é a primeira. Porque sem ela, todas as demais, a fé, a caridade, o patriotismo, desaparecem na hora do perigo. Há momentos em que o homem público tem que decidir, mesmo com risco de sua vida, liberdade, impopularidade ou exílio. Sem coragem não o fará. Os cavalos e cachorros sentem-no, por isso, derrubam ou mordem os medrosos. Mesmo longe, chega ao povo o cheiro corajoso de seus líderes. A liderança é um risco, quem não o assume não merece esse nome.

TALENTO – Não há estadista burro. Há de ser talentoso, embora possa não ter cultura. Tiradentes e Juarez não tiveram cultura, mas foram estadistas, porque tiveram talento político. Talento é o dom de acertar. A política á a arte do bem-estar e da salvação popular. Político é aquele que tem talento de conseguí-la.

CARÁTER – Na conceituação de Milton Campos, o estadista tem “a posição de suas idéias e não as idéias de sua posição”. Não é um oportunista, o que se serve da política em lugar de serví-la. Político de caráter é fiel às idéias, não à carreira. Pode perder o poder, o emprego, a liberdade, mas não renega as idéias, não perde a vergonha. .

PACIÊNCIA – A impaciência é uma das faces da estupidez. Paciência é competência para fazer a hora, não se precipitar, seguindo a receita do Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. O estadista tem a paciência de escutar, não é falastrão. Tem a santa paciência de escutar! Como peixe, o mau político apodrece pela cabeça, morre pela boca. Um jovem desejoso de se dedicar à política foi aconselhar-se com Sarmiento: “Coma-se la lengua”, recomendou o estadista argentino. Em política deve-se evitar ao máximo proferir palavras irreparáveis.

AUTORIDADE – A autoridade é um atributo inato. É consubstancial ao político. A competência funcional é dada pelo cargo, a autoridade é pessoal, o homem público é gratificado por ela. É imantação misteriosa e sedutora, irresistível, temperada de respeito e admiração. Homem iluminado pela autoridade é visto por todos, ouvido por todos, onde está é o pólo da atração.

ORDEM – São Tomaz de Aquino disse que a ordem é as coisas no seu lugar. Para isso é preciso hierarquizar e selecionar. É a capacidade de escolher. Quem confunde as coisas, desconhece prioridades, não tem senso de ordem. O estadista discrimina o essencial e o urgente para praticá-los. Exemplo prático de decisão que não é de estadista: a ponte Rio - Niterói. Isolada é importante, mas no contexto de outras, angustiosas e inadiáveis, desrespeitou a hierarquia e a ordem. Por saber disso, é que Kennedy afirmou que “governar è dirigir pressões”. Quem cuida de coisas pequenas acaba anão. É síntese da ordem o provérbio oriental: “Como meu pai negociava com poeira foi destruído por um golpe de ar”.

ESPERANÇA – O Estadista é um arquiteto da esperança. Sua legenda é a do herói: “Estou cercado. Eu ataco”. São Lucas é o evangelista mais querido porque é o profeta da esperança, o poeta silvestre de “olhai os lírios do campo”. A política é a esperança.


Ulysses Guimarães (Rompendo o Cerco. 2ª edição, 1978. Ed. Paz e Terra. p. 34)

sábado, 10 de julho de 2010

domingo, 4 de julho de 2010

A Copa não é tudo

APESAR DA importância de uma Copa do Mundo para o futebol, para os jogadores e para as seleções, não é de bom senso definir conceitos e projetar o futuro por causa de um torneio de apenas sete jogos, sendo quatro mata-matas.
Como disse Paulo Calçade, a melhor seleção é a que foi melhor neste mês. Se fizerem outra Copa um mês depois, os resultados serão diferentes.
O tempo é sábio. Muitas coisas acontecem no Mundial, que têm grandes destaques, e são esquecidas. Outras, que não foram ressaltadas, serão lembradas. Na avaliação da carreira de um jogador, deveria se dar muito mais importância à média de suas atuações no clube do que à sua atuação em uma Copa do Mundo, tão curta. Zico não brilhou intensamente em uma Copa. "Azar da Copa", já disse Fernando Calazans.
A avaliação de uma seleção não pode ser somente pela vitória ou pela derrota. Algumas seleções que perderam, como a Hungria de 1954, a Holanda de 1974 e o Brasil de 1982, continuam sendo lembradas como grandes seleções da história. Obviamente, não é o caso da atual seleção brasileira.
Messi não deixou de ser o melhor jogador do mundo porque a Argentina foi eliminada pela Alemanha e porque ele não fez um único gol na Copa.
As virtudes do Brasil, bastante conhecidas antes da Copa, como o excelente contra-ataque, as jogadas aéreas e a grande qualidade do goleiro e dos zagueiros, não acabaram por causa de uma eliminação na Copa.
As partidas não são decididas somente pela técnica e pela tática. Tino Marcos, brilhante repórter da TV Globo, estava no gramado no jogo do Brasil contra a Holanda e me disse que achou que os jogadores brasileiros estavam mais relaxados que o habitual, antes da partida.
O Brasil sofreu dois gols porque se desconcentrou, por erros técnicos ou porque entrou em campo o imponderável, que não avisa quando ou onde vai acontecer e não há como evitá-lo? Ou seria tudo isso? Nunca teremos a exata explicação.
A Copa do Mundo se tornou um grande negócio para a Fifa, para os patrocinadores e para investidores. Para o torcedor brasileiro, além da emoção e do prazer de assistir a um Mundial, é uma catarse dos impulsos reprimidos e uma exacerbação de sentimentos ufanistas e nacionalistas. Está certo o Brasil parar por causa de uma disputa esportiva, como se fosse uma luta pela soberania nacional?

Tostão (Folha de S. Paulo, 04/07/2010)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

No rumo certo!

Uma pesquisa realizada em 18 países da América Latina mostrou que os brasileiros são os que mais acreditam que o país e suas famílias "caminham na direção certa".

A pesquisa indica que 91% dos brasileiros aprovam o rumo de suas famílias e 75% o do Brasil.

A confiança no caminho seguido pelo país está bem à frente da média regional, de apenas 45%.

Os chilenos vêm em segundo lugar com 65% de aprovação no rumo do país. Já os argentinos foram os que manifestaram maior ceticismo. Apenas 19% das pessoas entrevistadas responderam estar confiantes no futuro da Argentina.

A pesquisa foi feita entre 21 de setembro e 26 de outubro de 2009 pela Latinobarómetro, uma ONG com sede em Santiago, no Chile.

Fonte: Agência Brasil