quarta-feira, 30 de junho de 2010

Definições para o ato de ler

Ler é arder no fogo das palavras.

Ler é beber do vinho, do veneno, da verdade.

Ler é crescer para todos os lados.

Ler é debater e debater-se.

Ler é eleger o livro, o conto, o aforismo, jamais votar em branco.

Ler é fender, sem ofender a ninguém.

Ler é gemer, sentindo a dor que não dói, queimando de medo e de amor.

Ler é haver, haja o que houver.

Ler é incorrer, correndo para longe sem parar.

Ler é jazer em vida.

Ler é kaiser ser do meu pobre império.

Ler é lazer que leva a ler melhor.

Ler é mexer fundo no mais profundo de mim mesmo.

Ler é nascer de novo.

Ler é obedecer calado ao silencioso chamado.

Ler é perder tudo e tudo ganhar nesta perda.

Ler é querer, só não me pergunte o quê.

Ler é rever, palíndromo ao lado de outros: reler, reter e reger.

Ler é ser, e sequer outra coisa pode ser.

Ler é tecer a manhã, estender a tarde, e à noite ter nas mãos um novo amanhecer.


ESCRITO POR GABRIEL PERISSÉ (Doutor em Educação pela USP e escritor)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nos bastidores da Copa

Charge de Thomate para A Cidade (Rio Preto)

Nos gramados da Copa do Mundo o clima é frio, o futebol é ruím, os gols são muito poucos, mas...Nos bastidores, a coisa tá pegando fogo!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bolinho de chuva

Bolinho de chuva!!

Lembranças da infância. Casa de mãe. Casa da avó. Depois da escola. Depois da pelada no campinho. Assistindo o Sítio do Pica-pau Amarelo e imaginando que eram os bolinhos da Tia Anastácia. Boas lembranças!

sábado, 19 de junho de 2010

IBGE: falta plano de educação a 44% das cidades

Quase metade dos municípios brasileiros não tem plano municipal de educação. Das 5.565 localidades, 2.427 - ou 44% - não apresentam um conjunto de metas educacionais a serem cumpridas pelo poder público. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada neste ano. Somente no Estado de São Paulo, 284 dos 645 municípios não têm plano - incluindo a capital, que começa a consolidar o seu agora, e outras grandes cidades como Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.

Os planos municipais, estaduais e federal são considerados essenciais para efetivar e acompanhar políticas em todas as áreas da administração pública. Eles podem ser elaborados por consultorias, pelas secretarias ou com a colaboração da sociedade. "Esse número pode ser ainda menor porque existem muitos planos que foram aprovados mas não se traduziram em lei", afirma o presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos.

Segundo especialistas em gestão da educação, o maior entrave causado pela ausência do plano municipal é a descontinuidade dos projetos a médio e longo prazo, já que, sem metas bem definidas, cada troca de governo rompe com o projeto do mandato anterior. "Políticas educacionais devem deixar de ser de governo para ser de Estado. Educação não pode ser objeto de disputa, de eleição. Isso é criminoso", afirma Branca Jurema Ponce, vice-coordenadora da pós-graduação em Educação da PUC-SP.

A municipalização do ensino infantil, fundamental e médio, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, também é prejudicada pela falta de planejamento, que pode dificultar a concretização de investimentos. "Além disso, não ter um plano significa evitar parcerias entre a rede municipal e estadual e impedir que a sociedade participe da discussão", afirma Samantha Neves, representante do Movimento Nossa São Paulo, que participou da discussão em São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ficha Limpa neles!!!

Pelo menos quatro ex-governadores poderão ser atingidos diretamente pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de estender a validade da Lei da Ficha Limpa aos condenados por órgão colegiado antes de 4 junho, quando a proposta foi sancionada.

O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), teve a cassação confirmada pelo TSE em fevereiro do ano passado. Acusado de abuso de poder político e econômico, chegou a ficar no governo até o fim da fase de recursos, por meio de liminares na Justiça Eleitoral. Cássio Cunha Lima e o então vice, José Lacerda Neto, foram acusados de distribuição de cheques para eleitores por meio de um programa assistencial. O segundo colocado nas eleições, José Maranhão, assumiu o mandato.

O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), também perdeu o mandato, acusado de abuso de poder político e econômico. A maioria dos ministros do TSE entendeu que na eleição de 2006, a compra de votos prejudicou a candidatura de Roseana Sarney, que ficou em segundo lugar nas eleições e assumiu o mandato depois que Jackson Lago foi cassado.

O ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), perdeu o mandato pela acusação de abuso de poder político. Entre outras irregularidades, distribuiu 80 mil óculos durante o governo. A decisão foi unânime entre os ministros do TSE. Como Miranda havia sido eleito em primeiro turno, foi determinada a realização de uma eleição indireta para escolha do novo governador do estado. O interino, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi confirmado governador para o mandato-tampão.

A decisão do TSE atinge também políticos que renunciaram ao mandato para fugir da cassação, como é o caso do ex-governador e ex-senador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC). Acusado de apropriação de recursos públicos, teve conversas telefônicas com o ex-presidente do Banco de Brasília, Tarcísio Franklin de Moura, gravadas pela Polícia Federal. Negociavam a partilha de R$ 2,2 milhões.

O TSE deverá analisar caso a caso os políticos que venham a se candidatar e que tenham sido condenados por órgão colegiado. O prazo para a candidatura termina no dia 5 de julho. O tribunal tem até agosto para julgar as possíveis inelegibilidades.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 15 de junho de 2010

domingo, 13 de junho de 2010

Santo Antônio



Santo Antônio
Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Santo Antônio, rogai por nós!

Fonte: www.cancaonova.com (O Santo do Dia)

sábado, 12 de junho de 2010

Feliz dia dos namorados!

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa dizer do meu amor :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Salve Mandela!! Viva o povo africano!!

Mandela com a Copa do Mundo

Com o futebol, a história retorna onde tudo começou!! Salve África!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ser professor ainda é o sonho de muitos jovens!

Salários baixos, desmotivação, falta de tempo para se especializar e uma imagem desgastada e desvalorizada. Os professores que estão na ativa sabem o que é ter uma rotina difícil e o senso comum leva a crer que essa profissão não é opção segura. Para muitos jovens, porém, apesar das dificuldades, o ideal de mudar os rumos da educação no Brasil os leva a querer atuar na área.

“Os professores de hoje têm vontade de fazer e mudar, mas estão afetados pelas dificuldades”, afirma a psicóloga e professora da Unicamp, especialista na área de educação e formação de professores, Ângela Fátima Soligo. “Já os jovens têm mais 'gás' e acreditam mesmo que vão efetuar mudanças”, diz. Para ela, o que importa para a nova geração de docentes é fazer a diferença. “O atrativo na educação é o próprio ato de educar”.

E foram esses motivos que criaram no relações públicas Renan Abdalla, 26, a vontade de ser professor. Quando ele decidiu seguir a profissão, antes mesmo de prestar vestibular, não se importou com brincadeiras do tipo "Como você vai viver?". “Sempre quis ser professor, não importava o que eu fizesse, que graduação escolheria, eu seria professor”, diz, entusiasmado.

Para ele, ser professor é ter o poder de mudar algo que não é aparente, demora para dar resultados, mas que é compensador: o desenvolvimento do conhecimento. “O professor é um facilitador do conhecimento. Ele abre os melhores caminhos. Daí, você escolhe qual quer seguir”, afirma.

Geração consciente

Esse entusiasmo e idealismo está formando a nova geração de docentes. “O que atrai esses jovens é a possibilidade de construção de algo maior”, diz a professora Ângela. Apesar disso, ela, que dá aulas para futuros professores, percebe que a nova geração tem consciência dos problemas que deve enfrentar.

“Eles sabem que ser professor é atuar com dificuldade, muitas vezes em lugares sem estrutura, com salários baixos”, diz Ângela. “Já vi muitos alunos desmotivados, porque a questão salarial e do crescimento da carreira desmotiva mesmo”. Sem contar a imagem do professor. “Hoje, a figura do professor não é apresentada como uma figura de valor”. Além disso, a professora acredita que os docentes têm menos autonomia dentro da sala de aula – situação diferente de alguns anos atrás.

Porém, Ângela conta que, quando eles começam a estagiar na área, esses jovens se apaixonam pela profissão. “O contato com o campo da educação mobiliza uma vontade de fazer diferença, de se aproximar do aluno e, por mais dificuldades que se tenha, a educação oferece muitas possibilidades”, reforça.

Para ela, os professores do futuro desejam salários melhores, uma carreira que forneça mais oportunidades de crescimento, mais tempo para se dedicar à própria formação – que deve ser contínua – e um vínculo mais acessível com o aluno.

Fonte: UOL Economia (10/06/2010)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quando a batalha se aproxima...




"Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece…
Mas, em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto"


Quintana

terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasil bate recorde histórico de crescimento

Os dados divulgados nesta terça-feira (08/06) pelo IBGE, Instutito Brasileiro de Geografia e Estatística mostram um recorde histórico no crescimento do Produto interno Bruto brasileiro. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 9% no primeiro trimestre, o maior resultado da série histórica.

A maior alta foi na Indústria (4,2%), com Agropecuária (2,7%) e Serviços (1,9%) a seguir. A Despesa de Consumo das Famílias aumentou 1,5% e a Despesa de Consumo da Administração Pública 0,9%. No setor externo, tanto as Exportações de Bens e Serviços como as Importações de Bens e Serviços subiram: 1,7% e 13,1%, respectivamente.

A Indústria registrou o melhor desempenho (14,6%), com Serviços (5,9%) a seguir, sempre em relação ao primeiro trimestre de 2009. O volume do valor adicionado da Agropecuária cresceu 5,1%, após quatro trimestres consecutivos de queda nessa base de comparação.

Na Agropecuária, pesaram as estimativas de crescimento na produção da soja, do algodão e do milho (19,2%, 6,5% e 4,0%, respectivamente) para 2010 e que possuem safra relevante no trimestre. A produção da silvicultura e exploração florestal também teve bom desempenho no trimestre. Por outro lado, o arroz e o fumo, com safras significativas no período, têm estimativas de queda para 2010, de 9,7% e 8,9%, respectivamente.

Na atividade industrial, o destaque foi o crescimento de 17,2% do valor adicionado da Indústria da Transformação, influenciada pelo aumento da produção de máquinas e equipamentos; eletrodomésticos; indústria automotiva, incluindo peças e acessórios; metalurgia / siderurgia; indústria têxtil; produtos químicos e artigos de borracha e plástico. A Construção Civil cresceu 14,9% , beneficiada pelo aumento das operações de crédito para a habitação e pelo aumento de ocupações no setor.

Fonte: www.vermelho.org.br

domingo, 6 de junho de 2010

A mídia, a sexualidade juvenil e o Mercado.

As meninas como objeto sexual

Há programas na tevê brasileira que apresentam mulheres de biquínis fio-dental, mostrando seus atributos físicos. Existe até um quadro num programa considerado de comédia que é chamado “a miss beleza interior”, ou seja pessoas que fogem do padrão caucasiano de beleza. Outros, supostamente menos incautos, mostram crianças muito pequenas, na imensa maioria meninas, imitando seus ídolos com roupas provocativas e com dança sensual.

O apelo sexual é tão presente que um certo programa “para mulheres” de manhã, da Rede Globo, levou duas jovens a andarem nas ruas de São Paulo, uma loira outra morena. A loira estilo Barbie e a morena apresentada como um tipo mais brasileiro. Elas andavam pelas ruas e a repórter ia perguntando aos homens qual era mais atraente. Tudo para justificar uma “matéria jornalística” sobre como manter a cintura fina.

Recentemente, a Associação Americana de Psicologia (APA, sigla em inglês) apresentou um relatório no qual afirma que a exposição em revistas, televisão, videogames, videoclipes, filmes, letras de música e internet, são nocivos para o desenvolvimento de garotas adolescentes.

Segundo a APA isso pode levar “à perda de auto-estima, depressão e anorexia”, entre outros aspectos. A pesquisadora Meenakshi Gigi Durham mostra que na mídia convencional já “não se diferencia mais anúncios de matérias jornalísticas”.

Por Marcos Aurélio Ruy (jornalista)

sábado, 5 de junho de 2010

Getúlio Vargas estava certo!


Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo no pré-sal

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (04/06) a descoberta de mais petróleo na área do pré-sal na Bacia de Campos, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Em nota divulgada pela manhã, a estatal informa que o óleo leve está a uma profundidade de água de 648 metros no Campo de Marlim e que para atingir o reservatório foram perfurados cerca de 5 mil metros.

“Estimativas preliminares apontam para volumes recuperáveis potenciais em torno de 380 milhões de barris de óleo equivalente. Está prevista a realização de testes para avaliar a produtividade desses reservatórios”, diz o comunicado.

De acordo com a Petrobras, o novo poço está localizado em uma área próxima à infraestrutura instalada dos campos de Marlim e Voador e a 4,5 quilômetros de distância da plataforma P-27, “o que deverá facilitar o desenvolvimento do campo, reduzir o prazo necessário para o início da produção e poderá diminuir os investimentos”.

A estatal informou que a nova descoberta será apresentada em breve à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Com respaldo, com respeito

Tem gente que olha o mundo com os olhos dos outros

Pensa como se fosse os outros
Tem gente que seu ideal é sua vida
Tem gente que luta pelos outros
Sofre com outros

Tem gente que passa pela vida olhando as coisas boas do futuro
Tem gente que pensa no futuro como se fosse hoje
Tem gente que deseja
Que o futuro seja hoje
E que seja bom para todos

Tem gente que dedica seu tempo
Cuidando do tempo dos outros
Tem gente que luta
Para que este país seja de todos
E seus benefícios de todos

Tem gente que só quer o bem comum
Que tudo que tem nesse mundo
Deveria ser de cada um
Que com toda sua paciência, sua sapiência
Vai construindo a sua história

Tem gente que não considera o mundo um lugar comum
Tem gente que nunca será um ser comum
Que trata todos como um
Que a união de todos comunga
Que da respeito, que tem respeito, que tem respaldo
(Rubens Ribeiro)

Como sobreviver no mundo de hoje.

O leitor que aprecia uma boa obra clássica sobre estratégia, certamente já leu ou ouviu falar de Baltasar Gracián.

Nascido em 1601, tornou-se um pregador de renome da Companhia de Jesus (Padres Jesuítas).

Sua obra mais importante, A Arte da Prudência, foi desde sua publicação no século 17, traduzida para vários idiomas e recebida com elogios por respeitáveis pensadores, como o filósofo Nietzsche, que afirmou que a "Europa nunca produziu nada mais refinado..."

O também filósofo alemão Schopenhauer afirmou ser este livro "absolutamente único".

Uma leitura indispensável sobre estratégia, para conhecer, julgar e agir com prudência e sabedoria.

"Ninguém nasce perfeito. Deve se aperfeiçoar dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente, até se realizar por completo, repleto de dotes e de qualidades. Será reconhecido pelo requintado gosto, inteligência aguda, intenção clara, discernimento maduro. Alguns nunca se realizam, falta-lhes sempre alguma coisa. Outros requerem um longo tempo para se formar. O homem completo, sábio na expressão, prudente nas ações é respeitado e aceito. Lembre-se, não basta ser apenas inteligente; é preciso ter também o caráter apropriado."

Sugestão de leitura: A Arte da Prudência, Baltasar Gracián. Ed. Martin Claret

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vergonha Internacional

O mundo assistiu estarrecido a ação militar de Israel contra embarcações de militantes pacifistas que planejavam levar ajuda aos palestinos.

Os perseguidos de ontem, tornam-se os perseguidores implacáveis do presente.

O mundo se pergunta porque as resoluções da ONU são obrigatórias para alguns países, enquanto outros podem atacar navios de bandeira estrangeira em águas internacionais?

Que atitude as grandes potências terão diante dessa ação vergonhosa?

As explicações oficiais são as mesmas de sempre: "Os militantes pacifistas são, na verdade, terroristas perigosos e o que transportavam, não era comida ou remédio, mas perigosas armas de destruição em massa".

Alguém já ouviu essas explicações antes???


charge de Latuff