É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da vida? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornada do Herói? Saber a diferença entre o erro e a negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo das mudanças? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Ser capaz de inspirar pessoas, projetos e situações? Ter capacidade de se reinventar? Ser ético, antiético ou aético? Ser íntegro e honrado? Conseguir enxergar o outro como outro e não como estranho? Distinguir o que é essencial do que é fundamental?
Mario Sergio Cortella, Filósofo e Educador, acredita que está em curso uma busca por um novo modo de vida e convivência. Exemplo disso é a frequência com que se tem ouvido falar em empresa espiritualizada, em líder espiritualizado.
Segundo Cortella, a espiritualidade é necessária. A espiritualidade que nos leva a acreditar que aquilo que fazemos tem um sentido, um significado. A espiritualidade que desperta em nós a capacidade de enxergar o outro, de olhar as coisas não como um fim em si mesmas, mas que faz perceber que existem razões mais importantes que o imediato.
Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho.
Quem dá uma dica importante é a própria filha do autor: "Mas afinal, qual é a nossa obra?"
"Nossa obra é o Futuro."
Sugestão de leitura: Qual é a Tua Obra? Mario Sergio Cortella Ed. Vozes